Elaine Ornellas Brandão Fonoaudiologia & Autismo

Método TEACCH

Método Teacch

O programa Teacch (Treatment and Education ofAutistic
and Related Communication Handicapped Children), que
em português significa Tratamento e Educação para Autistas
e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação, é
um programa educacional e clínico com uma prática predominantemente psicopedagógica criado a partir de um projeto
de pesquisa que buscou observar profundamente os comportamentos
das crianças autistas em diferentes situações e
frente a diferentes estímulos.

A divisão Teacch foi fundada
em 1972 na Universidade da Carolina do Norte, EUA, pelo
Dr. Eric Schopler et al. do departamento de psiquiatria dessa
Universidade. As pesquisas do Dr. Schopler apontam algumas
conclusões relativas às crianças autistas .

Em primeiro lugar, o autista é vítima de uma síndrome, e muitos dos seus distúrbios de comportamento podem ser modificados à
medida que ele consegue expressar-se e entender o que se
espera dele.

Outro dado importante é que as crianças autistas
são mais responsivas às situações dirigidas que às livres e
também respondem mais consistentemente aos estímulos
visuais que aos estímulos auditivos.(‘) 0 método Teacch fundamenta-
se em pressupostos da teoria comportrtamentol e
da psicolingüística.
Vamos esclarecer alguns pontos fundamentais da terapia
Comportamental para a compreensão do modelo
Teacch?

Além de indicar, especificare definir operacional
mente os comportamentos-alvo a serem trabalhados, o
terapeuta do programa Teacch tem a possibilidade de desenvolver
categorias de repertórios que permitem avaliar
de maneira qualitativa aspectos da interação e organização
do comportamento, bem como o curso do desenvolvimento individual em seus diferentes níveis . É imprescindível
que o terapeuta manipule o ambiente do autista de maneira
que comportamentos indesejáveis desapareçam ou,
pelo menos, sejam amenizados, e condutas adequadas
recebam reforço positivo.
Passando para a área da psicolingüística, a prática
Teacch fundamenta-se nessa teoria a partir da afirmação de
que a imagem visual é geradora de comunicação.

A linguagem, inicialmente não-verbal, sendo um sistema simbólico
complexo, baseia-se na interiorização das experiências. Ao
mesmo tempo que a linguagem não-verbal vai dando significados
às ações e aos objetos, vai também consolidando a
linguagem interior. 0 corpo vai incorporando significados
através da “ação no mundo” enquanto desenvolve de maneira
progressiva a comunicação – que pode ser oral, gestual,
escrita etc. A linguagem, portanto, é o resultado da
transformação da informação sensorial e motora em símbolos
integrados significativamente.

Na terapêutica psicopedagógica do método Teacch
trabalha-se concomitantemente a linguagem receptiva e a
expressiva. São utilizados estímulos visuais (fotos, figuras,
cartões), estímulos corporais (apontar, gestos, movimentos
corporais) e estímulos audiocinestesicovisuais (som,
palavra, movimentos associados às fotos) para buscar a linguagem
oral ou uma comunicação alternativa .
Por meio de cartões com fotos, desenhos, símbolos,
palavra escrita ou objetos concretos em seqüência (p . ex .,
potes, legos etc.), indicam-se visualmente as atividades que
serão desenvolvidas naquele dia na escola . Os sistemas de
trabalho são programados individualmente e ensinados
um a um pelo terapeuta . Quando a criança apresenta plena
desenvoltura na realização de uma atividade (conduta
adquirida), esta passa a fazer parte da rotina de forma sistemática

Experiência com o método Teacch

A prática da metodologia Teacch foi conhecida por
meio de observações do trabalho realizado em uma instituição
educacional brasileira e de entrevistas com os profissio
nais envolvidos nesse trabalho . A instituição atende pessoas
carentes e é mantida por doações. Possui duas sedes,
onde são atendidos por volta de SO crianças e jovens, sendo
12 residentes.

Foi elaborado um programa pedagógico que segue os
preceitos da pré-escola e do início do curso fundamental . Há
também programas pré-profissionalizantes e de atividades
devida diária que complementam o trabalho em sala de aula.
A classe é, geralmente, composta por quatro alunos; há
um professor e um assistente. Enquanto o professor ensina
uma tarefa nova a um aluno, os outros trabalham sozinhos sob
a supervisão do assistente.

Estes profissionais não têm obrigatoriamente
um curso superior ou especialização na área ; são
treinados, num curso teórico-prático na própria escola.
0 professor ensina uma tarefa conduzindo as mãos do
aluno e sempre utilizando os cartões como apoio visual .
Aos poucos, direciona cada vez menos até que a criança
consiga realizar a atividade sem ajuda, apenas sendo guiada
pelos cartões.

Além deste trabalho educacional, os profissionais com
formação superior em musicoterapia, educação física e
fonoaudiologia, vem desenvolvendo outros programas que
são conjugados à rotina diária dos autistas .
0 trabalho fonoaudiológico compreende diferentes
abordagens, escolhidas a partir da avaliação feita pela
fonoaudióloga de cada criança . Além disso, a fonoaudiólo
gatambém avalia motricidade oral . A”aula de fono”, como
é chamada, é sempre individualizada e abrange os aspectos
linguagem e motricidade oral . 0 trabalho educacional do
Teacch enfatiza mais a comunicação receptiva.

Apesar de os princípios metodológicos do Teacch incluírem,
além dos estímulos visuais, os estímulos corporais
e audiocinestésicos para desenvolver comunicação, a fono
audióloga declarou, em entrevista, que não utiliza aprendizado
de linguagem de sinais porque acredita que o problema
do autista não seja o mutismo ; o que ocorre é que ele
não processa a informação via comunicação gestual (mesmo
ela sendo de caráter visual), pois não consegue simbolizar.
Isto é, o autista não tem capacidade cognitiva para
entender o significado dos gestos, que são simbólicos e
não representativos fiéis das palavras.

As “aulas de fono” têm caráter diretivo, a verbalização é usada para dirigir e reforçar atividades e a postura da fonoaudióloga é formal e séria .

6 Respostas to "Método TEACCH"

Gostaria de fazer o curso como posso proceder?

obrigada

Erica

Olá Erica,
Desculpe a demora em responder. Estamos numa turma agora, mas teremos uma nova em julho. Para se inscrever previamente, entre em contato conosco para pegarmos seus dados. Os telefones são: 3246-1280/ 3437-5659 / 9465-8118.

Aguardo você
Elaine Ornellas

Elaine bom dia,

me informe assi que tiver uma turma para o curso de formação emTEACCH

OLA ANDREIA,
ESTE ANO NÃO FAREMOS MAIS CURSOS ESPECÍFICOS SOBRE AS METODOLOGIAS, MAS FAREMOS UMA SERIE DE WORKSHOP A PARTIR DO MES DE NOVEMBRO. TENHO A PROGRAMAÇÃO NESTE SITE, MAS POSSO ENVIAR TAMBÉM PARA SEU EMAIL.ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA OUTRAS INFORMAÇÕES: (21) 3437-5659/ (21)3246-1280.
ABRAÇOS,
ELAINE ORNELLAS BRANDÃO

Olá Elaine,

Gostaria de saber se vc atende em São Paulo-capital.

Obrigada,

Cida Felix

OLA CIDA,

INFELIZMENTE SO TRABALHO NO RIO DE JANEIRO, MAS SE PUDER AJUDAR…ESTOU ÀS ORDENS.
ABRAÇOS, ELAINE ORNELLAS

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CURRICULO PROFISSIONAL

FORMAÇÃO E CURSOS *Graduação em fonoaudiologia na UNI - IBMR (instituto Braslieliro de Medicina de Reabilitação) no Rio de Janeiro; * Pós Graduação em Neurofisiologia na mesma instituição; *Curso de formação profissional com certificado do AutismTreatament Center of America em Metodologia Son-Rise na Associação dos Amigos do Autista em São Paulo,ministrado por Sean Fitzgerald, professor Certificado do Son-Rise® Autism Treatament Center of America (http://www.autismtreatmentcenter.org) * Curso de Extensão e Formação Profissional em Metodologias de Avaliação e Reabilitação de Portadores do Espectro Autista e Síndromes Correlatas pela USP - Universidade de São Paulo; * Curso de Aperfeiçoamento em Voz no CEV- Centro de Estudos da Voz- com as Dras. MARA Behlau e Janaina Casper- SÃO Paulo; * Curso de Equoterapia- na Hípica do Rio de Janeiro; * Curso de Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial com enfoque em ATM Na ABOM- Associação Brasileira de Ortopedia dos Maxilares- RIO de Janeiro; * Curso de Vox Metria no CEV- SÃO PAULO; * Curso de extensão em preparação vocal para atores no CEV- SÃO PAULO; * Curso de Reabilitação de Queimados e portadores de câncer de cabeça e pescoço na APAE- São Paulo – 2009 * Curso de extensão em Fonoaudiologia Hospitalar com enfoque em procedimentos e rotina hospitalar – NEFEG / RJ; EXPERIêNCIA PROFISSIONAL * Diretora do Terapêutica Especialidades Integradas (consultório multiptofissional) Rio de Janeiro / RJ; *Fundadora do C.I.D.A - Centro de Intervenção e Desenvolvimento de Autistas e síndromes correlatas, Rio de Janeiro; *Fonoaudióloga clinica na área de neurologia da FIA - Fundação para Infância e Adolescência do Rio de Janeiro e Cachoeira do Macacu *Fonoaudiologia Clinica - Clinica Mente e Corpo do IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação); *Plantão em Hospitais (particulares) na reabilitação de Disfagias no leito, reabilitação de queimados de cabeça e pescoço e UTI Neo Natal; * Fonoaudióloga chefe do setor de Neurofisiologia da APAE – SÃO LOURENÇO –MG; * Professora ministrante do Curso de Capacitação e Formação Profissional em Metodologias de Reabilitação para Autistas e Síndromes do Atraso de Desenvolvimento na APAE de São Lourenço - MG; * Curso de Avaliação da Voz com uso do programa VOXMETRIA (trabalho em conjunto com otorrinolaringologista)no CEV, São Paulo; * Palestras e cursos anuais no IBMR e particular; * Apresentação de teste no curso de teses na área de reabilitação , na sede da Petrobrás RJ, com tema (AFASIA,DEMÊNCIA E PSIQUISMO); *Tese de monografia para curso de neurofisiologia com o tema Autismo e Fonoaudiologia premiada pelo Jornal Brasileiro de Fonaudiologia; * Estágio em fonoaudiologia geral e clínico na Aeronáutica (CAMPO DOS AFONSOS); * Atendimentos em HOME CARE; * Ministrante de Cursos de Oratória ; *Aulas e palestras de preparação vocal para atores e dubladores; * Aulas e palestras de capacitação profissional em Autismo e Síndrome correlatas; * Reabilitação vocal para profissionais da voz e afins; * Experiência no tratamento de adolescentes com TDA/H (Transtorno do Défict de Atenção e Hiperatividade ), Autismo, Asperger, Alzheimer,Parkison e Estimulação Cognitiva da Memória para Idade.

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