Elaine Ornellas Brandão Fonoaudiologia & Autismo

Metodologia PECS

PECS

PECS

Picturing Exchanging Communication System ( Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras)

Sabemos que os problemas com a comunicação são uma das maiores preocupações no caso do autismo. Muitas crianças com autismo desenvolvem as habilidades de comunicação mais tarde que as outras crianças e também apresentam geralmente, dificuldades imensas no desenvolvimento da fala. Para os pais é muito frustante não poder entender o que o filho quer ou precisa e a criança geralmente fica frustada, apresentando acessos de birra e outros comportamentos de risco na tentativa de se comunicar.

É claro que os pais querem que o filho seja capaz de falar, mas ao mesmo tempo sabem que falar não é a única forma de se comunicar. Quando pensamos em uma criança sem problemas de comunicação, sabemos que ela pode se comunicar muito antes que ela possa falar uma única palavra.

O PECS foi desenvolvido nos EUA pelo psicólogo Andrew Bondy e pela fonoaudióloga Lori Frost. Eles viram que muitas crianças com autismo tinham dificuldade com imitação, especialmente a imitação verbal (imitar palavras) e mesmo aquelas que eram capazes de imitar, geralmente não usavam as palavras para se comunicar espontaneamente. Bondy e Frost queriam encontrar uma maneira de ajudar as crianças com autismo a se comunicar de uma forma funcionalmente fácil e socialmente aceitável. Também queriam encontrar uma forma de fazê-lo que fosse fácil para os pais e outras pessoas aprenderem e entenderem, dando à criança a possibilidade de se tornar mais integrada socialmente e ao mesmo tempo mais independente.

O PECS foi originalmente desenvolvido para crianças do espectro do autismo em idade pré-escolar, mas está atualmente sendo usado por crianças e adultos com transtornos do espectro do autismo e outros diagnósticos que apresentem dificuldades com a fala e a comunicação.

O PECS é dividido em 6 fases. Na 1ª fase, o objetivo é o de permutar a figura. Mais tarde a criança aprende a generalizar essa habilidade de forma que possa se comunicar com um grande nº de pessoas diferentes, em diferentes lugares e por diferentes motivos. Eventualmente, a criança poderá produzir sentenças com as figuras em uma “tira” de sentenças e poderá expandir o vocabulário.

O PECS dá à criança a possibilidade de expressar suas necessidades e desejos de uma maneira muito fácil de entender. Muitas crianças que começaram a utilizar o PECS também desenvolvem a fala como um efeito colateral, claro que é um efeito colateral muito agradável!

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CURRICULO PROFISSIONAL

FORMAÇÃO E CURSOS *Graduação em fonoaudiologia na UNI - IBMR (instituto Braslieliro de Medicina de Reabilitação) no Rio de Janeiro; * Pós Graduação em Neurofisiologia na mesma instituição; *Curso de formação profissional com certificado do AutismTreatament Center of America em Metodologia Son-Rise na Associação dos Amigos do Autista em São Paulo,ministrado por Sean Fitzgerald, professor Certificado do Son-Rise® Autism Treatament Center of America (http://www.autismtreatmentcenter.org) * Curso de Extensão e Formação Profissional em Metodologias de Avaliação e Reabilitação de Portadores do Espectro Autista e Síndromes Correlatas pela USP - Universidade de São Paulo; * Curso de Aperfeiçoamento em Voz no CEV- Centro de Estudos da Voz- com as Dras. MARA Behlau e Janaina Casper- SÃO Paulo; * Curso de Equoterapia- na Hípica do Rio de Janeiro; * Curso de Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial com enfoque em ATM Na ABOM- Associação Brasileira de Ortopedia dos Maxilares- RIO de Janeiro; * Curso de Vox Metria no CEV- SÃO PAULO; * Curso de extensão em preparação vocal para atores no CEV- SÃO PAULO; * Curso de Reabilitação de Queimados e portadores de câncer de cabeça e pescoço na APAE- São Paulo – 2009 * Curso de extensão em Fonoaudiologia Hospitalar com enfoque em procedimentos e rotina hospitalar – NEFEG / RJ; EXPERIêNCIA PROFISSIONAL * Diretora do Terapêutica Especialidades Integradas (consultório multiptofissional) Rio de Janeiro / RJ; *Fundadora do C.I.D.A - Centro de Intervenção e Desenvolvimento de Autistas e síndromes correlatas, Rio de Janeiro; *Fonoaudióloga clinica na área de neurologia da FIA - Fundação para Infância e Adolescência do Rio de Janeiro e Cachoeira do Macacu *Fonoaudiologia Clinica - Clinica Mente e Corpo do IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação); *Plantão em Hospitais (particulares) na reabilitação de Disfagias no leito, reabilitação de queimados de cabeça e pescoço e UTI Neo Natal; * Fonoaudióloga chefe do setor de Neurofisiologia da APAE – SÃO LOURENÇO –MG; * Professora ministrante do Curso de Capacitação e Formação Profissional em Metodologias de Reabilitação para Autistas e Síndromes do Atraso de Desenvolvimento na APAE de São Lourenço - MG; * Curso de Avaliação da Voz com uso do programa VOXMETRIA (trabalho em conjunto com otorrinolaringologista)no CEV, São Paulo; * Palestras e cursos anuais no IBMR e particular; * Apresentação de teste no curso de teses na área de reabilitação , na sede da Petrobrás RJ, com tema (AFASIA,DEMÊNCIA E PSIQUISMO); *Tese de monografia para curso de neurofisiologia com o tema Autismo e Fonoaudiologia premiada pelo Jornal Brasileiro de Fonaudiologia; * Estágio em fonoaudiologia geral e clínico na Aeronáutica (CAMPO DOS AFONSOS); * Atendimentos em HOME CARE; * Ministrante de Cursos de Oratória ; *Aulas e palestras de preparação vocal para atores e dubladores; * Aulas e palestras de capacitação profissional em Autismo e Síndrome correlatas; * Reabilitação vocal para profissionais da voz e afins; * Experiência no tratamento de adolescentes com TDA/H (Transtorno do Défict de Atenção e Hiperatividade ), Autismo, Asperger, Alzheimer,Parkison e Estimulação Cognitiva da Memória para Idade.

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